terça-feira, 14 de abril de 2009

Passagem



Cima: Por que você tá assim?

Ela: Eu.. eu queria alguém pra estar comigo.

Cima: Hmmm... Eu posso?

Ela: Você não consegue. Eu não sinto.

Cima: Por quê?

Ela: Sei lá.. Acho que você não é como eu.

Cima: Você é como?

Ela: Eu sou toda pensamentos, emoções. Humana.

Cima: E eu?

Ela: Você tá do lado de fora... da minha cabeça. Não entende.

Cima: E como eu posso te tocar?

Silêncio.

Cima: Será que você me colocar aí dentro?

Ela: E você consegue?

Cima: Bom, se você pensar em forte em mim, acho que consigo.

Ela: Tá certo. Vou apertar bem forte os olhos.

Cima: Mas eu queria saber... (hesita)

Ela: O quê?

Cima: O que fizeram com você?

Ela: Não fizeram... (pausa) Não fazem. Ninguém está comigo. Me olham como se quisessem me ter ao lado...

Cima: Mas não estar com você. (pausa) Não é?

Ela: Você vai ficar comigo?

Cima: Todo o tempo.

Ela: E como eu te chamo?

Cima: Fecha os olhos e pensa em mim.

Silêncio.

Ela: Obrigado... Deus.

Ela fecha os olhos. As luzes se apagam lentamente


sábado, 11 de abril de 2009

Mr. Dalloway



A inspiração veio justamente de um momento "Amélia" que venho passando nas últimas semanas: minha mãe não tem conseguido fazer os afazeres domésticos, o que tem obrigado meu pai e meus irmãos a nos virarmos com tudo. Me imaginei gostando disso tudo. E não é que funcionou?




Mr. Dalloway disse que ele mesmo iria lavar sua roupa hoje. Sua esposa ainda estava meio indisposta depois de sua última tentativa de suicídio. Claro que precisava de descanso, ora essa. Bom, seria algo interessante começar pela roupa. Essa inimiga. Mas por que tinha de ser assim? Ora, não é todo dia que um homem resolve lavar sua roupa. Estamos nesse século ainda, rapaz. A Grande Depressão não passava de um muxoxo e Hitler ainda estava de buço. Bom, Guilhermina não deve achar isso tão ruim... Por que fui deixar ela de folga justo hoje?

Bom, seus sobretudos, camisas de malha e sociais, meias e ceroulas agradeceriam por sua boa vontade. Talvez não tanto pelo resultado. Seria pedir muito pra um novato usar amaciante? Que é isso... Dêem uma chance ao rapaz. Não é fácil trabalhar assim, sob tantos olhares. Bom, lavou - usou bastante Ace, por sinal, ao deixar de molho e, depois, passou um pouco de sabão amarelo pras manchas mais poderosas. Ora, garanto que nenhum dos Ulisses ou o Sr. De La Mancha superaram tamanho desafio para seu ego. Bom, enxaguadas as roupas. Uma a uma. A água corrente percorria sem dó, tirando as inumeras camadas de sabão. Exagero de britânico? Não, não somos exagerados. Deixe isso para os italianos. Ou para os judeus.

Seria vergonhoso dizer que foi difícil? Conviver com tantas e tantos personagens e, finalmente, dizer que a aventura que mais me desafiou foi esse tanque? Vá em frente. Julgue. Mas posso, de fato, lhe dizer que nada mais irá me tirar a satisfação de ver aquel curry sair da minha gola rulê branca. Isso. Satisfação. Algo que nunca imaginei que fosse encontrar hoje... Pelo menos, não lavando roupa. Próximo passo? Fogão.