sexta-feira, 27 de março de 2009

"Eu não posso fazer o que você me pede!"



Exercício de Construção Dramatúrgica em 10 minutos. Atividade integrante do Grupo de Estudos de Dramaturgia da Fundação Joaquim Nabuco. As regras eram: Dois personagens: um, humano; outro, imaginário. Frase inicial: "Eu nãoposso fazer o que você me pede."



25/03/09


Sérgio: Eu não posso fazer o que você me pede.

Céu: Não poder... Não poder é não ser.

Sérgio: Ser?

Céu: Isso é essencial... Quando podemos, temos essa sensação. Não de simplesmente estar. Mas de ser.

Sérgio: E você acha que eu quero ser?

Céu: Não há nada que o impeça.

Sérgio: Não... Quem disse que é isso que eu quero ser?

Silêncio. Céu olha firme para Sérgio.

Céu: Você aprendeu a ter escolha?

Sérgio dá de ombros.

Sérgio: Não todos?

Céu: Essa queda fez isso?

Sérgio: Talvez.. (pausa) Caindo ainda...

Céu: Você caiu?

Sérgio: Parece que algo mais está caindo aqui.

Pausa.

Céu: Eu?

Sérgio: Você me diz.

Céu: Pra toda queda, há um levantar?

Sérgio: Não.

Céu: Um mudar?

Sérgio: Já mudou? Você aprende rápido.

Céu: Tenho outros olhos.

Sérgio: Precisei viver a vida toda pra ver isso...

Céu: E?

Sérgio: E você já nasce pronto pra cair?

Céu: Não. Pra mudar.

Silêncio.

Sérgio: E por que preciso de tantas perguntas pra encontrar...

Céu: (interrompe) Uma resposta? E quem disse que eu encontrei?

Silêncio.

Céu: Estou à procura de mais perguntas.

Sérgio: Eu também.

Céu: E qual a sua pergunta agora?

Sérgio: "O que eu quero ser?"

Céu: Bom começo.

Sérgio: E agora?

Céu: Segunda pergunta. A partir daí...

Sérgio: Eu tenho de fazer o que você quer?

Céu: Não... Mas o que VOCÊ quer. É isso que eu estou pedindo.

(
Terminou o tempo)

2 comentários:

  1. lembrei do texto "Filho dos Outros"

    ResponderExcluir
  2. Eita... Eu só percebi isso quando fui digitar, kkk, e fui colocando "pausa", "Silêncio", kkk!

    Abraços

    ResponderExcluir